09.NOV

Black Friday: Sua empresa está preparada?

Black Friday: Sua empresa está preparada?

A Black Friday é uma das ações do varejo mais populares nos Estados Unidos e cada vez mais, é incorporada ao calendário comercial brasileiro.

Originalmente, a Black Friday foi criada para coincidir com o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, o Thanksgiving, que abria o período de compras de fim de ano.

Como a maioria das pessoas já tinha esse costume, as empresas começaram a aproveitar o período para promover grandes ofertas a fim de liquidar os estoque e renová-los antes do Natal. Por isso, a data anual fixada para a mega-ação é sempre na última sexta-feira de novembro.
Famosa após várias edições, a ideia básica da Black Friday continua sendo a de promover ofertas sem precedentes antes do Natal, aproveitando ainda o décimo terceiro salário da maioria dos consumidores.

O evento propõe 24 horas de liquidações arrasadoras. Lá nos Estados Unidos, as ofertas acontecem tanto no mundo online como no offline. Já por aqui, enquanto as lojas físicas participam timidamente, as virtuais apostam cada vez mais na data.

A Black Friday em 2017 ocorre no dia 24 de novembro e promete aquecer a economia com muitas vendas para os comerciantes que estiverem preparados. Estima-se que um terço dos empresários do ramo varejista brasileiro façam parte da promoção e aproveitem para acelerar os resultados no final do ano.

Desde que a Black Friday chegou ao Brasil, a promessa de descontos agressivos na última sexta-feira de novembro estimula consumidores a esperar até a data para comprar alguns itens de desejo. E quando o varejista honra a proposta de liquidar os produtos na Black Friday, ele pode alcançar resultados incríveis.

 

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Infografico Black Friday 2016

 

Dicas para a sua empresa

É imprescindível que os pequenos empreendedores estejam preparados para atender o aumento da demanda. A Black Friday, além de representar um auxílio para o crescimento de vendas, também é uma grande vitrine para a imagem da empresa. Existem vários casos de varejistas que aderiram à promoção, porém com falsa redução de preços. Nos dias de hoje, com a velocidade da troca de informações nas redes sociais, esse tipo de prática é extremamente prejudicial e o que era para ser uma época de ganho de resultados pode acabar virando um pesadelo para a empresa.

Participar dessa data é uma boa oportunidade para conquistar novos clientes, aumentar o ticket-médio de vendas, desovar produtos do estoque e reabastecer para o Natal. No entanto, para entrar nesta festa é preciso se planejar. Confira algumas dicas que a FG1 separou para você:

 

1 – Crie promoções reais na Black Friday

Crie promoções verdadeiras para realmente atrair os seus consumidores no período da Black Friday.

Tome muito cuidado com as propagandas enganosas, o conhecido “pela metade do dobro ou black fraude”, temos certeza que sua loja não quer ser lembrada por esses termos, né? A cada ano que passa, o Procon e os próprios consumidores estão de olho nasempresas que enganam seus clientes.

2 – Decore sua loja para a Black Friday

Vale a pena se dedicar a diferenciá-la “por fora”. Uma maneira prática e eficiente de fazer isso é incluir banners especiais para a Black Friday, que abordem as vantagens em escolher o seu negócio.

A FG1 pode te ajudar com artes incríveis e personalizar todo o seu site ou página do Facebook. Outra alternativa, se você tiver um pouco mais de tempo, é desenvolver uma versão temporária e temática do seu logo.

O ideal é apenas adicionar um elemento discreto (como uma etiqueta de compra, por exemplo) ou mudar as cores para preto e branco ou preto e vermelho, associadas ao evento. Mas tenha cuidado: a imagem original precisa ser preservada, ou sua identidade visual será perdida em vez de aprimorada.

3– Divulgue as promoções para os seus clientes

Seus clientes já sabem que sua loja vai participar esse ano da Black Friday?

Crie ações de divulgação nas redes sociais, whatsapp, e-mail marketing e folhetos promocionais. Consulte-nos para pacotes de serviços com todas as opções necessárias..

4 – E-mail Marketing

Se você tem o e-mail dos seus clientes cadastrados, uma boa ação seria sua loja disparar um e-mail marketing uma semana antes da Black Friday avisando os seus clientes que sua loja vai ter produtos com descontos. Isso vai deixá-los mais atentos e aguardando o momento em que as promoções forem para o ar. Aproveite esse momento para enviar um novo e-mail de aviso.

Se sua loja ainda não tem uma ferramenta para disparos de e-mail marketing em massa, a FG1 pode te ajudar, temos planos a partir de R$ 50,00 mensais para 5000 envios.

Mas se você não quiser investir em uma ferramenta paga e tem menos do que 2 mil contatos, você pode utilizar o MailChimp.

5 – Redes sociais

Podemos dizer que a probabilidade de quase todos seus clientes estarem presentes nas redes sociais é MUITO ALTA! Divulgar sua campanha de Black Friday nesse meio pode ajudar sua loja a vender mais.

Quer criar algumas artes e posts para sua Página no Facebook, Instagram ou Linkedin? Fale com a FG1!

6 – Prepare sua equipe de atendimento

Na Black Friday é comum o número de pedidos de atendimento aumentar.Se sua loja não estiver preparada, você pode parar no site no Procon ou no Reclame Aqui, um site onde os consumidores postam suas insatisfações com as lojas virtuais.

O seu atendimento pode determinar o sucesso da sua loja tanto na Black Friday, quanto em todos os outros dias do ano. Então prepare sua equipe para proporcionar sempre o melhor atendimento para os clientes. Isso inclui a transparência nas informações.

7 – Preocupe-se com a  infraestrutura do seu site

Uma das características da Black Friday é o senso de urgência. Como as promoções duram pouco, espera-se que o seu site tenha um alto número de visitas em um curto período de tempo.

Por isso, é fundamental que a plataforma utilizada suporte todo o tráfego. Se em datas de menor fluxo você já teve problemas com isso, não perca mais tempo: melhore sua estrutura ou busque novas soluções para garantir o bom funcionamento do site.

8 – Reforce sua logística

Reforço na equipe também é um ponto crucial. Você precisará ter agilidade para controlar saídas do estoque, processar pagamentos, embalar e despachar produtos.

Já deixe adiantado o que for possível, como a proteção nos produtos frágeis, etiquetas das embalagens e, por que não, um bilhetinho ou um mimo para o cliente?

Lembre-se que muitos deles são marinheiros de primeira viagem em sua loja e você quer que eles se tornem clientes fiéis, não é mesmo?

9.Disponibilize múltiplos canais de atendimento

Não custa lembrar que existe uma regra que obriga as lojas virtuais a possuir canais eficientes de contato. E partindo do princípio que você está dentro das normas (certo?), sua loja possui, pelo menos, um e-mail de contato, por meio do qual você responde, o mais  rápido possível, às dúvidas do consumidor.

O que você acha sobre isso?

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