11.AGO

As cores a nosso benefício

As cores a nosso benefício

Você já se perguntou porque a cor vermelha é constantemente usada em liquidações e restaurantes? Ou porque o verde é utilizado em marcas associadas à saúde, questões ambientais e bem estar?

Isso acontece porque existem inúmeros fatores para atrair um consumidor ao seu produto, como credibilidade, preço e confiança. Aspectos esses que são transmitidos inconscientemente por meio das cores, o que influencia pessoas a tomarem decisões por meio de impulsos e reações captadas pela visão e transmitidas ao cérebro.

Entre os efeitos que as cores podem causar estão urgência, excitação, calma, melancolia, segurança e contentamento, além de destacar um elemento em relação ao outro.

Para aplicar esse conceito em marcas é estudada a psicologia das cores, que tem como objetivo saber qual é a pigmentação mais recomendada para obter uma determinada reação dos clientes.

Por exemplo, o vermelho e verde citados anteriormente podem ser tonalidades que despertam urgência e tranquilidade, respectivamente. Já o azul é uma cor associada a confiança, calma e segurança, geralmente utilizada em propagandas de seguro.

Confira como essa concepção foi

aplicada no desenvolvimento da identidade visual de alguns clientes da FG1:

Unipaper Brasil - Portfólio | FG1 Comunicação

A Unipaper busca impactar

o minimo possível o meio ambiente, por isso, a identidade visual da empresa foi criada em dois tons de verde aplicados no seu símbolo, que representa duas folhas unidas formando a sua letra inicial. Dessa forma, a sua imagem perante os clientes, fornecedores e parceiros é a de uma instituição que se preocupa com a preservação e tenta transmitir esses valores por meio dos seus produtos.

Daarna Arquitetura - Portfólio | FG1 Comunicação
Já para o logotipo da Daarna Arquitetura foram empregadas as cores marrom e azul com o objetivo de transmitir conforto, responsabilidade e profissionalismo, valores que geram uma maior afinidade com seus clientes e prospects.

identidade-visual-fotografia-gourmet-1
Com cores quentes e sofisticadas como o vermelho bordô e o verde escuro, a identidade visual desenvolvida para o estúdio Fotografia Gourmet remete à captura de imagens publicitárias gastronômicas, ramo no qual a empresa atua.

logo-veri-fragoso-3

Buscando sofisticação e seriedade, pelo fato de grande parte do target serem noivas, foi aplicada na identidade visual de Veri Fragoso a cor dourada, que remete diretamente às alianças do matrimônio.

logotipo-hobby-pesca-1
Demonstrando calma, confiança e otimismo, as cores laranja e azul da Hobby Pesca buscam passar para os seus clientes esses valores que estão fortemente associados à pescaria.

Outros exemplos da aplicação das cores em layouts e logotipos podem ser vistos na seção de identidade visual.

 

 

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