06.AGO

Qual é a Receita?

Qual é a Receita?

Cozinhar nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para aqueles que sempre “erram a mão”. Algumas vezes até mesmo quem já tem uma intimidade com a cozinha acaba encontrando pela frente a difícil tarefa de se virar com os ingredientes que tem (ou não) na dispensa.

Para facilitar o trabalho de fazer um prato mais elaborado utilizando ingredientes simples alguns aplicativos surgem para fazer com que você se torne um chef mesmo com pouca experiência e com poucas opções. Afinal não é todo mundo que tem em casa aqueles temperos exóticos que os livros de culinária exigem.

Especialmente para você

A sua região, o clima de onde você está, a estação do ano, o período do dia em que você vai cozinhar, o número de convidados e os ingredientes disponíveis são os fatores que determinam qual será o prato recomendado para você de acordo com o aplicativo Inspiring Kitchen, desenvolvido pela Knorr.

Para definir todos esses fatores que irão influenciar no seu cardápio e no seu paladar é preciso apenas direcionar o celular para a estampa dos acessórios de cozinha que serão distribuídos pela marca. A imagem, que funciona como um QR Code, irá iddentificar a sua localização e, consequentemente, todos os outros fatores importantes baseados na sua geolocalização. A partir daí o aplicativo oferece ao usuário uma lista de receitas indicadas para as suas condições.

Ainda em fase de testes, o aplicativo está disponível somente para iOS e os acessórios como luvas, aventais, imãs de geladeira e panos de prato já foram distribuídos para alguns pontos de venda.

Veja no vídeo abaixo como funciona o Inspiring Kitchen.

Outra ação que levou a tecnologia para a cozinha e os livros de receita para a web foi desenvolvida pela Hellmann’s. Chamada “PreparaPraMim”, a iniciativa disponibilizou receitas pelo WhatsApp e pelo  Twitter.

Na primeira parte do trabalho, voltado para o Twitter, os internautas deveriam enviar a hastag #PreparaPraMim para receber receitas personalizadas de acordo com os ingredientes disponíveis ou aqueles de sua preferência.

Já a continuação do “PreparaPraMim” se chamou WhatsCook e utilizou os smartphones para colocar os cozinheiros amadores em contato direto com verdadeiros chefs de cozinha.

O funcionamento era praticamente o mesmo, no qual era possível informar ao especialista quais eram os ingredientes disponíveis ou então solicitar o auxílio para tornar mais requintado aquele prato tradicional.

Embora tanto o WhatsCook quanto o #PreparaPraMim já tenham sido encerrados ambas as iniciativas tiveram suas receitas postados no site interativo da Unilever para que possam ser consultadas a qualquer momento.

O que você acha sobre isso?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Soluções