19.DEZ

2013 na web e a web em 2013

2013 na web e a web em 2013

Antes de seguir para 2014 é sempre bom dar uma olhadinha para trás e ver aquilo que foi feito de bom ou de ruim no ano que se passou. Na internet não é diferente. Aquilo que foi mais buscado, assistido e comentado também é motivo para que alguns dos gigantes da web façam uma retrospectiva.

Os fatos que foram destaque no Google, Facebook, Twitter e YouTube ao longo do ano foram agrupados para recordar ao internauta como foi o ano que está no fim. Confira abaixo quais foram os fatos mais relevantes (ou não) na web em 2013.

Zeitgeist

Esse nome estranho aí em cima é nada mais que a retrospectiva do Google. O buscador reuniu em um vídeo quais foram os termos mais buscados ao longo do ano.

Novos começos, novas fronteiras, despedidas, conquistas, avanços e momentos de solidariedade são alguns dos temas que o Google mostra em seu vídeo-retrospecto.

Para representar esses temas aparecem imagens como o nascimento do bebê real, o novo Papa, a união de casais do mesmo sexo, despedidas como a de Nelson Mandela e Paul Walker, conquistas esportivas, avanços tecnológicos e o menino que foi o Batman por um dia.

Além de produzir um vídeo dos principais momentos, o Google apresentou um resultado dos termos mais buscados no Brasil e no Mundo divididos por categorias como Games, Momentos, Música, Famosos, “Como fazer…” e o ranking do top 10. Veja quais foram os termos mais buscados em 2013:

 

No Mundo:
1- Nelson Mandela
2- Paul Walker
3- iPhone 5s
4- Cory Monteith
5- Harlem Shake
6- Boston Marathon
7- Royal Baby
8- Samsung Galaxy S4
9- Playstation 4
10- North Korea

 

No Brasil:
1- BBB 13
2- Telexfree
3- Salve Jorge
4- Enem 2013
5- MC Daleste
6- A Fazenda
7- Pronatec
8- Amor à Vida
9- PEC 37
10- BBom

Papa Francisco, Manifestações e Carnaval

Entre os assuntos do Google e do Facebook quatro deles se correspondem entre os mais buscados e os mais comentados: a morte de Nelson Mandela, o vídeo Harlem Shake, o atentado na Maratona de Boston e o nascimento do Bebê Real.

Se no Google estão presentes buscas mais voltados para a compra, como o iPhone 5s, Samsung Galaxy S4 e Playstation 4, no Facebook a cantora Miley Cyrus e o ato de “Floodar” estão entre os principais assuntos, mas ainda assim no Face os assuntos mais sérios continuam sendo os mais comentados em nível mundial, como Eleição e Tufão.

Já no Brasil enquanto no Google o reality show “BBB 13” aparece em primeiro, no Facebook o assunto mais comentado foram as manifestações que aconteceram em junho. Além das mobilizações o assunto “Vem pra rua” e o escândalo do Mensalão também estão presentes no top 10 dos assuntos mais abordados em 2013.

No país nenhum dos assuntos da lista dos mais comentados no Facebook estão relacionados com aqueles mais buscados no Google.

Rir e Ouvir

Se aparentemente o brasileiro vai ao Facebook para protestar e discutir temas polêmicos é no YouTube onde ele relaxa e se diverte.

Isso por que de acordo com o YouTube os vídeos humorísticos estão na lista dos mais vistos pelos brarileiros ao longo de 2013.

No YouTube é possível recordar os principais fatos por meio de um vídeo interativo e conferir um vídeo de divulgação da retrospectiva feito pelo site.

Com uma página dedicada à retrospectiva o YouTube listou os vídeos mais visualizados no Brasil e no mundo. Há ainda uma separação por categoria, onde aparecem os vídeos de música mais vistos, tanto no globo terrestre quanto aqui no país tropical.

Hastag

Já na rede social que popularizou o uso das hastags nada mais justo que fazer o uso da própria para fazer uma retrospectiva.

Dividido em 5 categorias, o Twitter apresenta os tweets que ilustram os acontecimentos mais importantes ao longo do ano. Há ainda uma lista com os “Tweets Dourados”, que são as postagens mais compartilhadas em 2013.

As categorias que dividem a retrospectiva do twitter são #notícias, #entretenimento, #esportes, #showcase, que permite criar linhas do tempo personalizadas, e #2013, que apresenta os temas mais comentados mês a mês.

Por apresentar os principais tweets para cada mês e para cada assunto mais comentado o twitter talvez seja a rede que melhor resuma para o internauta como foram os últimos 12 meses, fazendo isso da maneira como se popularizou: de forma curta, cronológica e com 140 caracteres.

Para conferir a retrospectiva do passarinho azul veja nesta página.

O que você acha sobre isso?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Soluções