25.SET

Chatbots – Por que devo conhecer essa nova tendência ?

Chatbots – Por que devo conhecer essa nova tendência ?

Mas que raios são chatbots?

Chatbot é um “programa”, guiado por regras e algumas vezes por inteligência artificial, onde você interage através de uma aplicativo de mensagens. As funcionalidades desse programa podem variar da diversão à informação, e ele pode estar disponível na maioria dos serviços de conversação hoje disponíveis como Facebook Messenger, Slack, Telegram entre outros…

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, resumiu bem o que significa: “Você deveria enviar uma mensagem para uma empresa do mesmo jeito que envia para um amigo. Você deve ter uma resposta rápida e isso não deve exigir sua atenção total, como uma ligação telefônica exige. E você não deveria ter que instalar um novo aplicativo.”

Se você ainda não conseguiu entender o funcionamento, não se preocupe. Aqui segue um exemplo para você conseguir visualizar um chatbot:

Exemplo:

Se você quer comprar uma pizza pelo Ifood mas não tem o aplicativo, você poderia simplesmente acessar a página da Ifood e solicitar diretamente enviando mensagens para ela.

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Ao invés de ligar, baixar um aplicativo, ou acessar o site você pode facilmente apenas enviar mensagens ao seu Bot e bingo! Pizza a caminho.

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Outro exemplo é  o Banco Original, aquele com foco no digital, já tem um ajudante virtual. Usando o Facebook Messenger, pessoas podem tirar suas dúvidas sobre a companhia. Você pode fazer um rápido teste aqui.

Conseguiu captar a facilidade e a velocidade no atendimento ? Do ponto de vista do consumidor isso conta muito hoje em dia. E do ponto de vista da empresa é igualmente melhor, afinal tem um atendimento sendo prestado 24 horas por dia, sete dias por semana, para quantos clientes necessitarem sem sequer um funcionário para tal.

Essa é a tão falada hoje em dia transformação digital, todos precisamos nos moldar a ela  e aproveitar as oportunidades.

67% da jornada do comprador agora é feita digitalmente. Isso significa que sua estratégtia digital é mais importante do que nunca. Sirius Decision

 

Por que os chatbots são uma oportunidade tão grande

Você deve estar se perguntando “Mas afinal por que alguém se importa com chatbots? Parecem apenas mais um serviço baseado em mensagens, qual a grande sacada?”

É uma grande pergunta. Mas vou te dizer por que as pessoas se importam com chatbots. É por que pela primeira vez na história as pessoas estão mais apps de mensagens do que usando redes sociais.

Aplicativos como Messenger, WhatsApp, Viber, entre outros possuem características distintas que fazem com que suas audiências sejam particularmente atraentes para empresas e comerciantes. O tamanho reduzido dos aplicativos, a retenção e taxas de uso, além dos dados demográficos dos usuários, chamam a atenção de qualquer empresa interessada em investir em uma plataforma digital. Os apps de bate-papo ganharam tanta importância que a base de usuários combinada dos quatro principais aplicativos de mensagens é maior do que a base de usuários combinada das quatro principais redes sociais da atualidade.

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“As pessoas estão agora gastando mais tempo com aplicativo de mensagens do que em redes sociais, e isso é um enorme ponto de mudança. Os aplicativos de mensagens são as plataformas do futuro e os chatbos serão o meio por qual os usuários acessarão todos os tipos de serviços.” Peter Rojas – Fundador da Gizmodo, Engadget, RCRD LBL & gdgt. San Francisco.

Então, logicamente, se você possui um negócio online, você deve estar onde as pessoas estão. E o lugar agora é dentro dos aplicativos de mensagens.

Por que minha empresa deveria ter um Chatbot?

Os motivos que mais tornam chatbots viáveis e importantes são:

  • modernizar o atendimento, pois o uso de chatbots implica na adoção de tecnologias que suportem os chatbots e podem otimizar outras atividades do setor de atendimento;
  • evitar que o cliente fique com dúvidas durante conversas, pois esses programas podem executar procedimentos como perguntas e sugestões de assuntos, visando checar se tudo foi devidamente esclarecido;
  • redução de custos com atendimento, pois um sistema com chatbots pode atender milhares ou milhões de clientes ao mesmo tempo;
  • instantaneidade do atendimento aos clientes, evitando que eles tenham de esperar minutos ou até horas para poderem tirar dúvidas às vezes até simples;
  • disponibilidade de atendimento 24h por dia na web, de modo que pessoas possam escolher o horário que tenham tempo livre para serem devidamente orientadas, ouvidas ou terem seus problemas resolvidos.

 

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