18.SET

Web Útil

Web Útil

Vagar pela web para stalkear, ver vídeos e imagens engraçadas e procurar jogos são atividades comuns para os internautas, variando de acordo com o perfil de cada um. Mas a internet é também uma terra fértil para o estudo.

Você já pensou em visitar o perfil de alguém para ver que material ele compartilhou sobre aquela disciplina que você está se enroscando na faculdade? E usar a escola para criar futuros programadores?

Algumas iniciativas já pensaram nisso e criaram oportunidades para internautas aprenderem e ensinarem.

Empresta o caderno
Quem nunca pediu o caderno do colega emprestado porque faltou aula ou não anotou nada? Até esta antiga modalidade de compartilhamento de arquivos se modernizou. A cooperação agora pode ser feita virtualmente com alunos de todo o Brasil. Voltada para universitários, a rede social Passei Direto tem o objetivo de fazer com que os usuários compartilhem exercícios, trabalhos, estudos e anotações de aula.

Quando foi criada, em 2012, os alunos da PUC-RJ responsáveis pela página não imaginavam que havia tanta gente querendo dar aquela olhada no trabalho do colega e com pouco mais de um mês a rede já contava com 200 mil usuários de 40 universidades. Com tamanha repercussão o site teve que ser fechado para reestruturação. Neste mês o campus virtual foi reaberto e pretende terminar 2013 com mais de um milhão de usuários.

Além de possibilitar um maior número de usuários esse tempo de férias do Passei Direto trouxe novas funções como perguntas e respostas de acordo com os cursos e disciplinas, o rankeamento do conteúdo e notificações sobre assuntos que interessam ao usuário. Para incentivar a participação na rede os estudantes ganham pontos por curtidas e downloads, classificando melhor aqueles que mais compartilham seus conhecimentos.

Programando a infância
Outro projeto internacional que chega ao Brasil é o Code Club. Vinda do Reino Unido a rede de atividades extracurriculares aporta no país para ensinar programação para crianças com base no voluntariado.

Com o objetivo de preparar crianças para o mundo virtual, o Clube do Código fornece material e estrutura para que voluntários ministrem aulas de uma hora por semana para grupos de crianças com idade entre 9 e 11 anos.

Ensinando por meio de páginas da web, animações e jogos, o projeto conta com 1.163 clubes ao redor do globo. No Brasil o Code Club é executado atualmente em duas instituições do Rio de Janeiro e em uma escola de Braga, no Rio Grande do Sul, via Skype.

O que você acha sobre isso?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Soluções