06.OUT

Como funciona a busca e a leitura em SEO?

Como funciona a busca e a leitura em SEO?

Às vezes parece que os motores de busca não estão olhando para você. De fato, em alguns casos talvez demore um pouco e pode ser que te vejam só de canto de olho, mas eles estão te enxergando sim.

De certa maneira a busca no Google, Bing e Yahoo funciona como na vida real.

Lembra daquelas enciclopédias que eram vendidas nas portas das casas? Então, os buscadores funcionam como elas, mas de forma ampliada.

Para encontrar um termo, como por exemplo, “Comunicação Interativa”, você iria até o índice, localizaria a letra “C”, depois “O”, e assim por diante até encontrar o verbete que deseja. Haveria uma indicação de onde o artigo está e você iria lá conferir.

Após localizar o artigo e usá-lo frequentemente, pois imagine que essa é uma definição bem completa, você irá marcá-lo e na próxima consulta você já teria ideia de onde está.

A busca virtual funciona mais ou menos assim. A diferença é que há muitas correspondências para um mesmo artigo, mas aqueles que tiverem um melhor conteúdo e navegabilidade aparecerão primeiro e serão visitados com maior frequência.

Leitura é importante
A leitura que os motores de busca fazem também pode ser comparada à que nós fazemos.

Vamos usar o mesmo exemplo do termo “Comunicação Interativa”. Se quisermos uma definição dele é possível fazer uma busca na wikipédia onde, no final do artigo, vamos encontrar referências para os links de onde as informações foram retiradas. Aí vamos até esse site e depois para outro, para outro, para outro….

Se precisarmos fazer outra pesquisa com o mesmo termo e tivemos uma boa experiência nos sites que visitamos no passado, é provável que retornaremos para o mesmo endereço.

Assim, da mesma forma que fazermos essa navegação, pulando de um website para o outro, o Google e os demais também fazem. Seguindo as conexões da web (o chamado Link Building) as páginas já visitadas recebem uma preferência.

E, lógico, embora a leitura feita pelos buscadores seja parecida com a nossa, ela ocorre de uma maneira muito mais rápida. Para possibilitar isso são usados rastreadores (o do Google se chama “Googlebot”, o do Bing “Bingbot” e do Yahoo “Yahoo bot” ou “Yahoo! Slurp”). Caminhando pelos links as chamadas Spiders (aranhas) percorrem essa imensa teia recolhendo as novas informações e levando de volta ao motor de busca para que ele passe a disponibilizar esse conteúdo. E, claro, quanto mais teias estiverem ligadas ao seu site mais facilmente as aranhas irão chegar até ele.

Para facilitar ainda mais a leitura, o mapa do site, as palavras-chave e o trabalho do SEO fazem com que os buscadores possam gostar mais do seu site e consequentemente fazer com que ele apareça melhor ranqueado.

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