13.JUL

Keyword: como selecionar a palavra-chave certa?

Keyword: como selecionar a palavra-chave certa?

 

A dificuldade em definir a keyword certa assombra os iniciantes na estratégia de SEO, especialmente porque essa escolha pode colocar em risco toda a eficácia do planejamento. Diante disso, as incertezas fazem com que, muitas vezes, possamos nos questionar: será que a keyword perfeita é uma utopia do marketing digital?

 

NÃO!

 

A palavra-chave correta é alcançável e quando inserida em conjunto com práticas e ferramentas de SEO pode colocar sua marca nas primeiras posições do Google por pesquisa orgânica. Quer ver como?

 

Yes GIF - Find & Share on GIPHY

 

O primeiro passo para sair da inércia e tentar concorrer com os primeiros lugares é entender que os seus concorrentes no ambiente virtual não são necessariamente os mesmos do mundo real. Isso porque quando o assunto é rankeamento e indexação os seus concorrentes deixam de ser empresas físicas e se tornam os links à frente do seu no buscador. Veja o exemplo do termo “suco detox curitiba”, deixando de lado os anúncios, esses são os resultados da primeira página do Google.

 

google-detox

 

Se esse for o produto que você vende, essa será a sua concorrência e é preciso analisá-la. Navegue entre as primeiras páginas que aparecem nos resultados e tente detectar quais os termos de maior relevância usada por eles no site.

Partindo disso, abra seu bloquinho de anotações e comece o famoso brainstorm. Tente escrever o máximo de palavras-chave que você acredita fazer referência ao seu produto ou serviço.

 

Cat GIF - Find & Share on GIPHY

 

E agora, como saber qual a melhor keyword? Existem ferramentas que te ajudam nessa jornada. Veja quais são elas:

 

KEYWORD TOOL

 

Nela você consegue ver, mesmo na versão gratuita, quais as palavras mais procuradas relacionadas ao termo pesquisado. Como teste, colocamos “suco detox curitiba” para ver o que melhor se encaixa no que uma fornecedora desse serviço pode se interessar. Você pode selecionar as keywords e copiá-las para anexar ao seu documento de possibilidades. Experimente!

 

tool-detox

 

GOOGLE ADWORDS KEYWORD TOOLS

 

O Google também proporciona, por meio do Google AdWords, uma ferramenta para verificar as principais e mais eficazes keywords relacionadas aos termos pesquisados. Para ter acesso a esse material, você precisa ter uma conta na plataforma. Inscreva-se.

 

ad-detox

MOZ

 

O MOZ fornece uma análise das keywords e um rankeamento de prioridades. No setor gratuito do site é possível fazer o teste com duas palavras por dia, para acesso ilimitado é necessário pagar pela solução.

Como no exemplo abaixo, o site fornece a porcentagem de dificuldade, de oportunidade e de prioridade, juntamente com as palavras mais adequadas para o seu produto.

 

moz-detox

 

Lembre-se que a keyword pode se referir a um termo mais amplo como “detox”, ou mais específico, como “suco detox curitiba centro”. Para facilitar a busca do usuário pelo seu produto é recomendável usar diversas variações. Para isso, estabeleça palavras-chave primárias (mais abrangentes) e secundárias (mais específicas). A maneira que você vai usá-las depende do seu público e objetivo.

 

Quer melhorar seu posicionamento no Google? Entre em contato com a gente!

 

O que você acha sobre isso?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Soluções