16.DEZ

YouTube: Impressione de primeira

YouTube: Impressione de primeira

Quando você se veste para uma determinada ocasião, como uma festa, cada elemento do visual tem sua importância. Nada pode destoar, e para que haja uma unidade as peças devem estar em harmonia umas com as outras, o que faz com que qualquer assessório contribua ou estrague a sua aparência.

O seu canal no YouTube também é assim. Mesmo que tenha uma aparência única ele é composto por pequenas partes, os elementos da sua marca, que são detalhes decisivos para que o seu visual conquiste o assinante.

Se arrume para qualquer ocasião

Se você sai de casa você escolhe uma roupa a partir do local onde vai. Não é possível ir jogar futebol usando smoking ou ir a uma entrevista de emprego trajando uma sunga. É preciso se adaptar de acordo com a situação, mas ainda assim a sua marca, sua identidade, será a mesma.

O YouTube também trabalha dessa maneira. Visualizado em um tablet, pc, smartphone ou televisão, ele adapta o seu tamanho de acordo com o dispositivo, mas mantém as suas características.

Além disso, o YouTube mantém os links para outras redes sociais independente de onde esteja sendo visto. Os planos de fundo e imagens que não tinham uma boa adaptação para os diferentes dispositivos foram aposentados pelo YouTube, assim como uma roupa que já não lhe serve mais.

Componha o visual

Para compor a marca de um canal alguns elementos são fundamentais e podem (devem) ser definidos pelo usuário para que a primeira impressão se torne definitiva. Confira abaixo quais são esses elementos de marca que podem marcar o usuário.

Ícone

O ícone do canal é o seu “logotipo” e assim como simboliza uma empresa no mundo real, no mundo virtual ela estará presente em tudo aquilo que represente o canal.

Para uma boa apresentação o ícone deve ser simples, com pouco (ou nenhum) texto, e o ideal é que a imagem seja carregada em alta resolução. Uma dica é reduzir o seu tamanho para ver como ela ficará nas situações em que for aparecer em um tamanho menor, como nos canais relacionados e nos mecanismos de busca.

Arte

A arte do canal é a imagem usada como banner, que fica no topo da página quando o canal é acessado. É nele onde há a possibilidade de mostrar a sua identidade, contando com um espaço grande para você mostrar quem é. Nessa área você pode também inserir links para um site ou redes sociais. Além de ser viável ajustar o corte da arte para os diferentes dispositivos em que a imagem será exibida.

Ao carregar esta imagem tenha em vista que o visitante já está em seu canal e por meio dela você deverá dizer algo mais sobre como é o seu canal.

Descrição

Como o próprio nome já diz é a descrição do canal em formato de texto. Assim como os demais elementos o texto tem a função de, além de descrever, atrair o visitante. Por isto você deve usar um texto curto e atraente para que o visitante se interesse e assine o canal.

Embora seja desprezada por alguns usuários, que imaginam que os vídeos falem por si, a descrição tem uma grande importância, uma vez que são vistas nos resultados de busca, no módulo de boas-vindas e na guia “sobre”.

Por essas razões o texto deve trazer as principais características do canal, suas palavras-chave e ter uma hierarquia clara das informações contidas nele e consequentemente no canal.

Miniatura personalizada

Para cada vídeo é possível escolher uma imagem que o represente, assim como o ícone representa a marca. A ideia é que uma imagem seja usada para representar todo o conteúdo do vídeo e seja atraente para um possível expectador.
É importante que a miniatura seja grande, uma vez que também será visualizada no player incorporado.

Outro elemento importante é o vídeo do canal, que irá apresentar e resumir o canal em um formato de vídeo, como um trailer.

O que você acha sobre isso?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Soluções